sexta-feira, 11 de julho de 2014

O que aprendi com a Mona

-
La Gioconda, de Leonardo Da Vinci (1)
Quando fui ao Louvre pela primeira vez, na enorme expectativa de ver a mais famosa pintura de todos os tempos, eu me decepcionei. Aos 16 anos, em meio a um inverno de escaldantes 5 graus positivos ao sol do meio dia, eu vi a incrível obra de 77 x 53 cm, com seu sorriso(?) enigmático.


Acontece que eu estava esperando algo fenomenal. E o que vi foi uma mulher meio feia, que mais parece.... E de repente veio uma excursão de japoneses, que passaram na minha frente. Tamanha a minha decepção com o quadro, que eu me virei e foi embora, junto com os japoneses, levados pelos seguranças do lugar, por usarem flash. Naquela viagem jurei a mim mesmo que nunca mais voltaria a Paris. Mas...

Agora, na minha lua de mel, que foi a minha segunda vez em Paris (até agora, que fique bem claro), eu e minha esposa fomos novamente ver a Gioconda. Dessa vez no verão, com a cidade lotada de turistas. Fomos aonde todos foram, e mais uma vez, lá estava a mona, toda paparicada, não por uma excursão, mas por centenas de turistas loucos para vê-la.

Então, eu entendi que não era eu que estava sem sorte. Era que a Gigi era realmente muito paparicada por todos. Mas, sabe como é, né?, vida de observador é um pouco diferente... Então eu comecei a reparar que na mesma sala e nos arredores haviam tantas obras mais bonitas de se ver; que os quadros, esculturas e tudo mais, só nas imediações, eram tão mais fantásticos, então por que a maior parte dos visitantes do museu estava fotografando, paparicando e dizendo óóóó para um quadro que seria só mais um, não fosse a fama que tem? E mais, muitos visitantes do museu iam lá só para ver o alter ego feminino do Leonardo Da Vinci (segundos alguns historiadores)...

Um bom exemplo é o quadro das Bodas de Caná,
As Bodas de Caná, de Paolo Veronese (2)

que está na parede oposta a nossa amiga Gigi. Uma riquesa de detalhes, perfeição, fluideza, que impressionam, dá pra passar horas observando esse quadro. Vale a pena clicar nesse quadro e ver mais de perto!


 Bem, e do outro lado da parede...
Veja lá em cima de novo... (3)
Acho que foi por que algum crítico de arte gabaritado disse isso. E todos nós, simples mortais, acreditamos.

Antes que alguém venha me dizer que eu não sou ninguém para falar mal de Leonardo da Vinci, quero dizer que eu não sou grande conhecedor de arte, e se conhecer, talvez eu até mude de opinião. Mas faço parte do público normal, o povão que vai visitar museus para ver coisas que enchem os olhos e a alma. Então, um quadrinho escuro, simples, de uma mulher feia, com um sorrisinho estranho... na boa, não faz muito a minha praia.

Comecei a raciocinar, então, que não existe lugar comum. A Mona pode ser espetacular para alguns, mas não para a maioria das pessoas.  Para mim, como para a minha mulher e para a maioria das pessoas que estavam lá, La Gioconda não passa de mais um quadro que passaria desapercebido, não fosse alguém falar que ele é especial. Então minha primeira observação ao constatar isso, foi gravar esse vídeo aqui, ó:



Agora, pare para pensar: quantas vezes você achou que alguma coisa é incrível, genial, fantástica, só por que alguém com carisma, fama ou currículo disse isso? Mais do que isso, quantas vezes a gente perdeu cosias espetaculares, por acomodação, preguiça mesmo... Pois é isso que as pessoas normalmente fazem, e esse comportamento bovino vai muito além... 

Talvez esteja na hora de você ser quem puxa a boiada... Mas antes, deixe seu comentário e/ou compartilhe essa postagem! (risos)
Apenas dando nome aos bois: "Mona Lisa ("Senhora Lisa" ) também conhecida como A Gioconda (em italiano, La Gioconda, "a sorridente" ; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa [esposa] de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci." fonte, wikipedia.

Seja um agente melhorador do mundo, não esteja aqui só por que esta vivo. Viver a vida vai muito além da novela, das fofocas, e do trabalho. É enxergar o que ainda ninguém viu, e todos temos essa capacidade!

Até os próximos 5 minutos.


 Fontes:

Quadros:
(1)- La Gioconda - Do Léo
(2)- São João Batista (com o dedo para cima) - Do Léo
(3) - As Bodas de Caná (que é a representação de quando Jesus transforma água em vinho) - De Paolo Veronese
- e um outro monte que aparece no vídeo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga-nos o que pensa! Tell us what are you thinking!